Pingo de Nanquim

Quando você chama pela esperança, uma quantidade equivalente de desespero é derramada em outro lugar
Me acompanhe!

#Eurecomendo: Tonari no kaibutsu-Kun!



By  Unknown     12:21    Marcadores:,, 
A dificuldade de se relacionar e fazer amigos: Tonari no kaibutsu-Kun!

Esse anime me pareceu a primeiro momento mais uma das centenas comédias pastelão que existem hoje em dia. 
Mas minha surpresa foi que disfarçada de comedia, ele apresentava um drama presente na vida de todos os adolescentes. Em algum momento da vida, você com certeza já se sentiu sozinho, diferente e abandonado. 

Você já se sentiu sem amigos, perdido e incompreendido... Algo normal e natural no desenvolvimento do ser humano.
Tonari apresenta esses dramas de forma simples, muitas vezes despreocupada, trazendo para o publico uma tristeza velada em forma de comédia. 
E é nessa tentativa desesperada de deixar tudo nas entrelinhas que a série acaba se saindo mal. 

Os dramas dos protagonistas viram algo banal, e a violência contra as garotas, típica de uma sala de ensino fundamental, se torna chata e irrelevante.
Quantas vezes
Haru acerta Shizuku "sem" querer? De uma forma que não muda nada na trama, e de tão repetitivo se torna sem graça e enjoativo.

Ate que ponto somos amigos? Se somos amigos porque não sei nada sobre sua vida? Porque não me conta sobre suas dores e seus amores? 

Mas será que precisamos mesmo desabafar sobre nossas vidas para nossos amigos? 
E se nossa vontade for guarda no nosso interior e refletir sozinho? 
Ate que ponto um amigo virtual pode ser considerado amigo de verdade? 
Pra isso temos
Asako ela é linda, tem vários seguidores nas redes sociais, e tem um blog de sucesso onde todos se importam com ela, mas e quando ela desliga o computador? Quem está lá para apoiar? 

Quando ela se apaixona quem está lá para abraçar e aconselhar, ou simplesmente ouvir sobre seus problemas? 
Não tem ninguém...
No final ela esta sozinha, ninguém vai ouvi-la durante a madrugada, ninguém vai se importar de verdade com seus sentimentos, ela sempre esteve sozinha, contando com sigo mesma para satisfazer suas tristezas interiores...
Do que adianta milhares de amigos virtuais, se quando você olhar pro lado não enxergará ninguém...
No final você está só... Simplesmente só... Completamente só


"Será que realmente importa as pessoas não gostarem de você?"
- Tonari no Kaibutsu-kun - Shizuku

A Asako é sem duvida o personagem que mais apresenta verdade e humanidade para a serie, ela consegue ser completa, em questão de relacionamento com os amigos, e verdade ao falar de seus sentimentos. 

A serie só peca em deixar o desfecho amoroso tanto dele quanto de Shizuku, para uma segunda temporada, é valido falar que nesse quesito a relação Shizuku e Haru começa no ponto "0" e não avança quase nada durante o decorrer de toda a serie, indo se desenvolver apenas no final, e é nesse quesito que a serie se supera novamente, Shizuku tem Kenji Yamaguchi  um cara que ela queria gostar, ele é responsável, educado, cavalheiro, é tudo que ela queria em alguém, mas não podemos mandar no coração, então por quem o coração dela acelera? Por Haru, o cara grosseiro e sem educação que ela sempre repugnou... Pois é... Não se manda no amor. 

Asako  se apaixona por um cara mais velho, o que movimenta a trama, porque ela quer se declarar, mas não tem coragem, tem medo dele achar ela nova de mais e idiota de mais, e novamente voltamos ao problema, se ela não tem amigos, com quem vai desabafar seus dramas? 
Mas tudo isso é abafado e se torna irreverente quando temos um galo como um dos personagens principais. Tudo se torna muito leve, oscilando de forma drástica entre excesso de drama e dose de irreverência. 


“Não perca de vista o que você realmente quer.”
— Tonari no Kaibutsu-kun!

O humor não é inteligente, na verdade ele é estritamente visual, somos apresentados a socos na cara da protagonista, pessoas caindo no chão, galos voando da sala de aula, entre várias outras situações estritamente visuais.

Por fim Tonari trata de pessoas, mostrando personalidades e sentimentos distintos, mostrando jovens sem amigos, que enxergam um no outro a possibilidade de ser diferente. 
Tonari é uma jornada de aceitação e mudança de hábitos, mostrar como pessoas da mesma idade lidam de maneiras diferentes com a mesma situação e mesmo grupo de pessoas.


É praticamente impossível não se identificar com algum traço dos personagens, seja na personalidade forte, inteligente ou na dificuldade de se relacionar e fazer amigos, a dificuldade nos estudos, o amor da adolescência, a arrogância, o medo, a alegria e a tristeza.

Todas as personalidades são caricatas ao extremo, são extremamente humanas. Eu me vi varias vezes representado pelo Haru, embora me veja muito mais na Shizuku. Um hibrido entre serio de mais, e inconsequente de mais. 

Por fim Tonari é sem duvida uma serie que vale apena ser vista, e merece a fama que tem, embora não seja um espetáculo, nem apresente nada de novo ao gênero shoujo consegue apresentar personagens fora dos tradicionais, que com certeza ficam marcados no imaginário do espectador. 
Por isso eu recomendo Tonari no kaibutsu-Kun!

“I need to Study.”
— Tonari no Kaibutsu-kun - Shizuku


About Unknown

Sempre em algum lugar, alguém está lutando por você. Enquanto se lembrar dela, você não estará sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário